Ministério da Justiça confirma permanência da Força Nacional no RS

Em reunião com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, o governador José Ivo Sartori foi informado de que a permanência da Força Nacional de Segurança no Rio Grande do Sul será renovada por tempo indeterminado. Sartori aproveitou o encontro desta terça-feira (08), em Brasília, para solicitar o envio de agentes especializados em investigação e perícia, para reforçar o trabalho da Polícia Civil. O ministro prometeu avaliar o pedido.

"O mais importante é que há a prorrogação e há condições de se estabelecer o aumento do efetivo especialmente na área da Polícia Civil", resumiu Sartori após o encontro.

Desde o início de setembro, 136 integrantes da Força atuam ao lado da Brigada Militar no policiamento ostensivo de Porto Alegre. O contrato inicial, de 60 dias, já está vencido, mas o trabalho segue sendo executado. Nos próximos dias, uma publicação no Diário Oficial da União deve oficializar a a promessa de renovação feita pelo ministro.

A demanda por mais efetivo deve voltar a ser discutida em um encontro de secretários estaduais de segurança, que está marcado para esta quinta-feira (10), em Goiânia (GO). 

Antes do encontro com Moraes, Sartori participou de uma reunião de governadores com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármem Lúcia. Na pauta, está a reivindicação dos estados por maior participação na verba arrecadada com a repatriação de recursos do exterior. 

Sartori também aproveitou a viagem a Brasília para protocolar um ofício endereçado ao presidente Michel Temer pedindo celeridade na análise da proposta de financiamento pelo BNDES que serviria para o pagamento do 13º salário dos servidores.

GAÚCHA

 
voltar
© Copyright 2019