O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, assina nesta quinta-feira (21) às 17h, no Palácio Piratini, termo que autoriza a prorrogação do saque do abono salarial PIS/Pasep. O ato contará com a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Catarina Paladini. Com o novo prazo, o saque poderá ser feito entre os dias 28 de julho a 31 de agosto.
A prorrogação foi confirmada pelo próprio ministro, durante reunião com o secretário Catarina, em Brasília, no começo do mês de julho. Na oportunidade, foi informado que 97 mil trabalhadores gaúchos não fizeram o saque referente ao abono, que representa cerca de R$ 80 milhões que deixam de circular na economia do Rio Grande do Sul.
Como sacar o abono salarial
Equivalente a um salário mínimo, R$ 880, o benefício é pago a pessoas que tenham trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2015 e tenham recebido até dois salários mínimos por mês nesse período.
O trabalhador também precisa estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados informados corretamente pelo empregador. Quem tiver o Cartão Cidadão pode sacar o benefício em casas lotéricas ou em terminais de autoatendimento da Caixa Economica Federal. Quem não tiver o cartão, pode receber o dinheiro em qualquer agência do banco, desde que leve documento de identificação.
Serviço:
O quê: Assinatura da prorrogação de prazo para saque do abono salarial do PIS/Pasep
Quando: Quinta-feira (21), às 17h
Onde: Salão Negrinho do Pastoreio, Palácio Piratini
Texto: Ascom STDS
Edição: Denise Camargo/Secom