Municipio de Catuipe decreta situação de emergência devido à estiagem

A estiagem que vem afetando a agricultura da nossa região está refletindo em grandes perdas para o setor agropecuário. A grave situação fez com que o Prefeito Municipal de Catuípe Joelson Antonio Baroni assinasse nesta quinta-feira, dia 30, o Decreto de nº 093/2021 que declara situação de emergência nas áreas do município de Catuípe afetadas pela estiagem.
A situação da estiagem em Catuípe vem sendo monitorada desde o início do mês de novembro e no dia 14 de dezembro em uma importante reunião no Gabinete do Prefeito com Representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria Municipal da Fazenda, Defesa Civil Municipal, Câmara Municipal de Vereadores, Sindicato Rural,Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater/RS-ASCAR, onde foi debatido possíveis soluções para amenizar os impactos causados pela estiagem e que vem trazendo sérios prejuízos ao município.
Após o levantamento de perdas já estimadas pela Defesa Civil Municipal, através de um trabalho conjunto que envolveu a Secretaria Municipal da Agricultura e a Emater/RS-ASCAR, foram elaborados 7 laudos técnicos que serão encaminhados para a Defesa Civil Estadual aguardando o reconhecimento do Governo do RS. Enquanto isso, o município segue tomando medidas emergenciais para amenizar os efeitos da estiagem, como abertura e limpeza de bebedouros para oferecer água aos bovinos e diminuir a demanda da água dos poços, entrega de água através de tanques de abastecimento, abertura de um poço novo na comunidade de Ilha Grande e também a entrega de kits alimentares às famílias em vulnerabilidade social.
Conforme o último levantamento, as perdas chegam a 80% das lavouras de milho tanto em volume quanto em qualidade, atingindo principalmente a produção leiteira no município de Catuípe.

voltar
© Copyright 2019