Nelson Marchezan Jr, do PSDB, é eleito novo prefeito de Porto Alegre

O candidato Nelson Marchezan Jr.(PSDB) é o novo prefeito de Porto Alegre. O tucano foi eleito neste domingo (30), em segundo turno, ao vencer o oponente Sebastião Melo (PMDB). A confirmação do resultado ocorreu por volta de 18h30. Com 100% das urnas apuradas, Marchezan somou 60,50% dos votos válidos, contra 39,50% do candidato Melo.

Nelson Marchezan Jr. confirmou o favoritismo apontado nas pesquisas eleitorais. Nos três levantamentos divulgados pelo Ibope no segundo turno, o tucano aparecia com mais de 50% dos votos válidos.

Durante toda a campanha, o candidato reiterou a necessidade de mudanças no Executivo municipal. Dentre as propostas apresentadas por Marchezan, estão a redução de secretarias, corte de cargos em comissão e o combate à ineficiência da máquina pública.

Em entrevistas à imprensa, ele prometeu acabar com a "máfia dos táxis" e que uma das primeiras medidas da gestão será demitir o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari.

Marchezan assumirá o cargo em 1º de janeiro de 2017.

Perfil
Nelson Marchezan Jr nasceu em Porto Alegre em 1971. Filho do ex-deputado federal Nelson Marchezan, o candidato do PSDB é formado em Direito pela Unisinos.

Ele começou a vida pública no início dos anos 2000. Em 2002, foi eleito deputado federal, mas por falta de filiação partidária válida teve a diplomação indeferida pela Justiça Eleitoral  Quatro anos, voltou a concorrer e, desta vez, foi eleito o deputado estadual mais votado da bancada do PSDB no Rio Grande do Sul. Em 2010, conseguiu a reeleição.

Marchezan foi eleito pela coligação Porto Alegre pra Frente, que reúne PSDB, PP, PMB, PTC e PV.

voltar
© Copyright 2019