No Dia Mundial do Doador de Sangue, campanha incentiva a doação no RS

A Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com a empresa Otelio Consultoria, lançam a campanha Doar é Viver, para incentivar a doação de sangue na rede pública de hemocentros do Rio Grande do Sul (Hemorrede).

O Hemorrede tem oito instituições nos municípios de Porto Alegre, Passo Fundo, Santa Rosa, Cruz Alta, Caxias do Sul, Alegrete, Santa Maria e Pelotas. Quem realizar a doação de sangue receberá uma semente da árvore. Confira as datas e locais para doação no site da iniciativa.

Quem quiser doar e tiver dificuldade para ir até uma das unidades, pode solicitar transporte, também pelo site.

Na segunda (14), é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue e a iniciativa tem como objetivo repor o estoque de sangue que está abaixo do normal em todas as regiões do estado.

A coordenadora de captação do Hemocentro do Estado do RS (Hemorgs), Gesiane Ferreira Almansa, explica que a dificuldade existe por conta da baixa oferta de doadores em relação ao número de hospitais. “Como atendemos muitos hospitais, temos dificuldade de suprir a demanda por hemocomponentes, por causa da baixa oferta de candidatos a doação”.

Saiba como doar

 

Para doar basta estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar pelo menos 50 quilos e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12h antes da doação.

Todos os critérios para a doação de sangue estão disponíveis neste site.

voltar
© Copyright 2019