Na estreia de Ronaldinho pelo Fluminense, no Maracanã, o Grêmio perdeu por 1 a 0, neste sábado (1), pela 16ª rodada do Brasileirão. O ex-jogador gremista foi quem criou a jogada do gol carioca. Com o resultado, os gremistas caem para a sétima colocação do campeonato.
No primeiro tempo, a badalada estreia de Ronaldinho Gaúcho, pelo Fluminense, ficou apenas para os comentários extra-campo. Dentro das quatro linhas, o ex-jogador gremista pouco produziu. A estrela foi o segundo que mais errou passes na primeira etapa da partida.
A especialidade de R10, porém, quase foi decisiva. Em falta na intermediária, aos 10 minutos de jogo, Ronaldinho aproveitou a posição adiantada de Tiago Machowski e surpreendeu ao cobrar direto para o gol. O substituto do lesionado Marcelo Grohe teve de se espichar para alcançar e dar um tapa para a linha de fundo.
Quase na metade do primeiro tempo, o Fluminense por pouco não abriu o placar novamente. Ronaldinho cobrou escanteio e alçou para a área. Henrique cabeceou para baixo e fez a bola quicar no chão antes de encobrir o travessão do arqueiro tricolor.
Pouco depois, os cariocas armaram um lance sufocante na área gremista. Jean acionou Gerson, que, na disputa com Tiago, levou a melhor. Porém, a zaga gremista conseguiu a recuperação quando o meia tinha o gol livre para bater. Na sobra, Marcos Junior tentou, e Marcelo Hermes tirou de cima da linha. Wellington Silva pegou o rebote, mas não conseguiu encontrar ninguém para finalizar. A bola saiu pela lateral e o Grêmio respirou.
Um minuto mais tarde, os gremistas responderam com um chute forte de Douglas, de fora da área. Diego Cavalieri fez difícil defesa. Na sequência, Erazo acertou o travessão com um cabeceio.
Os últimos vinte minutos do primeiro tempo foram de armações sem arremates. Grêmio e Fluminense trocaram passes, mas não tiveram efetividade para finalizar com perigo.
Para o segundo tempo, James Freitas, que comandou o Grêmio, pois Roger Machado fora expulso na rodada anterior, não promoveu mudanças na escalação. Porém, logo teve de mexer no time. Aos 4 minutos de jogo, Walace levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. A saída do volante fez com que o auxiliar técnico colocasse Edinho no lugar de William Schuster, que não fazia boa partida, para manter a consistência defensiva do Grêmio.
Do lado do tricolor carioca, foi lateral que saiu para a entrada de atacante. Enderson Moreira chamou Wellington Paulista para substituir o lateral Breno Lopes.
Como a entrada de mais um atacante do Fluminense não rendeu resultados na prática, James Freitas também tornou o Grêmio mais ofensivo. Tirou Douglas e botou Fernandinho.
Quando parecia que nada de mais emocionante aconteceria no jogo, Ronaldinho desmontou a zaga gremista com um lançamento em profundidade para Wellington, que estava na entrada da área. O atacante deu uma lasquinha para Marcos Junior, que dominou e driblou Tiago antes de chutar para o gol.
Aos 43 minutos, Pedro Rocha poderia empatar, mas perdeu chance inacreditável. Sozinho e com o gol livre, o atacante gremista chutou por cima da goleira depois de falta cobrada por Maicon e desviada por Geromel.
O Grêmio volta a campo no próximo domingo, contra o Inter, na Arena.
FICHA TÉCNICA
Fluminense 1×0 Grêmio
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Fluminense: Diego Cavalieri; Wellinton Silva, Henrique, Marlon e Bruno Lopes (Wellington Paulista); Edson, Jean, Gerson (Magno Alves) e Ronaldinho; Osvaldo (Gustavo Scarpa) e Marcos Junior. Técnico: Enderson Moreira
Grêmio: Tiago Machowski; Rafael Galhardo, Pedro Geromel, Erazo e Marcelo Hermes; Walace, Maicon, William Schuster (Edinho) e Douglas (Fernandinho); Luan (Braian Rodríguez) e Pedro Rocha. Técnico: Roger Machado
Gol: Marcos Junior, aos 31 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Henrique e Ronaldinho (FLU); Walace (GRE)
Cartão vermelho: Walace