A Secretaria da Segurança Pública publicou nesta quinta-feira (15) no Diário Oficial do Estado a aprovação de 86 novossalva-vidas para atuar na Operação Golfinho 2015. Os profissionais foram aprovados no processo de seleção, que incluía curso e estágio preparatórios. O texto prevê que os salva-vidas possam atuar a partir de amanhã, dia 16 de janeiro.
A contratação dos salva-vidas foi interpretada pela Secretaria da Fazenda como uma exceção ao decreto editado pelo governador José Ivo Sartori, que congelou novas contratações e nomeações de servidores aprovados em concursos públicos. A avaliação é que a contratação garante um serviço essencial à população e, por isso, o decreto pode ser flexibilizado.
Os servidores contratados vão atuar, em sua maioria (60%), nas praias do Litoral Norte gaúcho. Os demais salva-vidas trabalharão nas praias da Região Sul, além de áreas com rios e lagoas.
A expectativa inicial era contar com 94 novos salva-vidas temporários. No entanto, parte deles não venceu todas as etapas do processo seletivo. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros e responsável pela atuação dos salva-vidas na Operação Golfinho, Evilton Diaz, outros quatro profissionais ainda estão em processo de treinamento e poderão ser contratados nesta mesma seleção.
voltar