O número de casos de dengue em 2015 no Estado já chega a 123. São 90 casos autóctones (contraídos no Estado) e 33 casos importados. O total foi divulgado na tarde desta terça-feira (31) pela Secretaria Estadual da Saúde. O número representa quase o dobro do balanço anterior, da semana passada, contabilizava 66 pessoas infectadas pela dengue.
O município com maior número de casos confirmados é Caibaté, nas Missões, que teve 58 pacientes infectados. Todos contraíram a doença aqui no Estado. Há um caso confirmado em Cerro Largo e quatro em Mato Queimado. A suspeita da Secretaria da Saúde é de que esses cinco pacientes tenham contraído a doença em Caibaté.
A Região das Missões possui o maior nível de infecção por dengue. O município de Santo Ângelo registrou a primeira morte pela doença na história do Rio Grande do Sul: foi uma mulher de 41 anos que morreu no dia 22 de março. O governo instalou um gabinete de crise na região para definir estratégias de combate à doença. Até o momento, 140 municípios têm infestação pela dengue.
Número de casos é maior que em 2014
O total de pacientes infectados pela dengue em 2015 é maior que no ano passado, quando havia 53 casos confirmados até o fim de março. Agora, são 123 confirmações. Em 2014, 69% dos casos confirmados eram autóctones. Neste ano, 73% foram contraídos no Estado.
Situação de Porto Alegre
Em Porto Alegre, são 14 casos confirmados, sendo 13 importados e um contraído na Capital. Na manhã desta terça-feira, a Secretaria Municipal da Saúde realizou um bloqueio de transmissão de dengue no bairro Cidade Baixa, onde vive um dos pacientes que contraiu a doença em viagem ao Ceará.
No total, 84 imóveis receberam aplicação de inseticida. Os locais ficam em um raio de 150 metros a partir da residência do paciente infectado.
voltar