Número de desabrigados cai, mas Defesa Civil alerta para mais chuva

Algumas das famílias atingidas pelo temporal da semana passada no Rio Grande do Sul estão voltando para casa nesta segunda-feira (19). No entanto, a Defesa Civil reforçou o alerta para a possibilidade de novas tempestades nesta terça (20).

Pode haver chuva intensa acompanhada de granizo e ventos fortes, que podem causar estragos. No boletim divulgado no fim da tarde desta segunda (19), o órgão ressaltou que segue com equipes de apoio espalhadas pelo estado para prestar auxilio às comunidades atingidas.

Ainda segundo o documento, são 100 municípios prejudicados e 146.949 pessoas atingidas. Atualmente, 1.660 famílias estão desabrigadas – número ao inferior ao balanço anterior, que era de 1.720 desabrigadas. O número de desajolados  (5.413) continua o mesmo.Ao longo da segunda-feira (19), a situação no estado apresentou melhores condições. Com tempo mais seco, os níveis dos rios começaram a baixar e as famílias que estavam em abrigos puderam retornar para suas residências. O Guaíba também está baixando aos poucos, mas a situação nas ilhas ainda é complicada.

Até o momento, 26 cidades gaúchas foram incluídos no Decreto Coletivo de Situação de Emergência do Governo do Estado e outros 11 decretaram individualmente. São eles:IbaramaCacequi, Faxinal, IpêJaguariNova Santa RitaPassa SeteSanto Antônio da PatrulhaSão Vicente do Sul e Sapucaia do Sul.

Rio Pardo, que teve cerca de 3 mil pessoas atingidas e preencheu a documentação, já teve o decreto homologado pelo estado.

O último levantamento do G1 aponta que 21 mil clientes estão sem luz por conta dos últimos temporais. Os moradores das regiões Central, Metropolitana e ilhas de Porto Alegre são os mais afetados.

Inmet também faz alerta

Conforme aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), existe o risco de alagamentos, queda de granizo e de galhos de árvores e descargas elétricas nos próximos dias. As regiões com maior possibilidade de serem atingidas são: Sudoeste, Sudeste, Metropolitana, Centro Oriental e Ocidental do Rio Grande do Sul.

A Defesa Civil lembra que a entrega de ajuda humanitária continua sendo realizada, tanto pelas equipes de trabalho como da população. Donativos como alimentos, água, materiais de higiene e de limpeza, colchões e cobertores, podem ser entregues na Central de Doações, em Porto Alegre, ou nas Coordenadorias Regionais e Municipais de Defesa Civil. Saiba onde doar.

voltar
© Copyright 2019