Número de gaúchos endividados aumenta 19% em junho, diz SPC

O número de gaúchos endividados aumentou 19% em junho, comparado ao mesmo mês do ano passado, de acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), como mostra reportagem do RBS Notícias (confira no vídeo). O número é próximo à média nacional, de 23%, o que mostra que cada vez mais consumidores estão entrando no serviço de proteção ao crédito.

Em Caxias do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul, quase 70 mil consumidores têm o nome sujo no mercado, o equivalente a 30% da população economicamente ativa. De acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), a procura pelo balcão de negociação, criado para negociar os débito, caiu 25% em junho ante o mesmo mês do ano passado.

"Isso, na realidade, é a dificuldade que as pessoas estão tendo de quitar seus débitos, suas dívidas e recuperar seu crédito perante o comércio", disse o diretor financeiro da entidade, Ivonei Pioner.

Segundo o consultor financeiro Miguel Fortes, a crise econômica explica a situação. Em Caxias do Sul, nos últimos 12 meses, quase 9 mil pessoas foram dispensadas dos empregos. Fortes sugere que os consumidores evitem modalidades de crédito com juros altos.

"Cheque especial e cartão de crédito são dívidas que são muito caras no seu pagamento. Então que ele não deixe de observar isso e busque uma solução junto ao seu agente financeiro. E no mais, que ele reestruture todos seus gastos, de tal maneira que ele possa, devagarinho, acertar suas questões relativas à dívida", orienta.

voltar
© Copyright 2019