A Organização das Nações Unidas (ONU) calcula que 8 milhões de pessoas tenham sido afetadas pelo terremoto que atingiu oNepal no último fim de semana. O número total de mortos chega a 4 mil, e outras 8 mil pessoas ficaram feridas.
Além de destruir prédios na capital do país, Katmandu, o tremor provocou uma avalanche no Monte Everest, matando 18 montanhistas. Cerca de 150 pessoas, a princípio sem ferimentos graves, estavam retidas por causa das placas de gelo e da neve que obstruíram os acessos terrestres da montanha.
O terremoto, de magnitude 7,8 graus na escala de Richter, teve o epicentro a cerca de 80 km da capital nepalesa e foi sentido em outros países como Índia, China, Bangladesh e Paquistão.
O governo nepalês pediu ajuda internacional para conseguir atender às necessidades da população e iniciar as operações de resgate. Vários países enviaram ajuda e equipes especializadas. A comunidade internacional está se mobilizando para entregar toneladas de bens essenciais para a população do Nepal.
COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA BRASIL
voltar