Operação combate fraude em licitações de prefeituras no Norte e Noroeste

O Ministério Público deflagrou, nesta quinta-feira, 4, a denominada Operação Boa-Fé com o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão em cinco prefeituras e sete empresas do ramo de construção civil sediadas no município de Palmitinho/RS, cujos representantes são suspeitos de se associarem para fraudar licitações, especialmente nas regiões norte e noroeste do Estado. 
 
Também foram cumpridos dois mandados de prisão temporária. O trabalho é coordenado pelos Promotores de Justiça Marcos Eduardo Rauber e José Garibaldi Evangelho Simões Machado. 
 
Segundo apurado nas investigações, as fraudes licitatórias ocorrem na região pelo menos desde 2011, por meio de cartel organizado por empresários do setor, vários vinculados a uma mesma família, os quais participavam conjuntamente das licitações e combinavam previamente os preços das propostas, objetivando direcionar os resultados dos certames em favor de empresas do grupo e eliminar a concorrência.
 
De acordo com informações obtidas no Tribunal de Contas, somente no período de 2012 a 2014, empresas do grupo investigado receberam aproximadamente 76 milhões e em um dos municipios investigados, no ano de 2014, foram comprometidos mais de 12% da receita arrecada. 
 
As investigações continuarão mediante a análise do material apreendido com a participação do Tribunal de Contas do Estado.
voltar
© Copyright 2019