Parlamentares apresentam proposta para reduzir preço do óleo diesel

A recém-criada frente parlamentar em apoio aos caminhoneiros apresentou ao ministro da Fazenda, Joaquim Levy, na tarde desta quinta-feira (12), uma emenda que prevê a retirada de impostos do óleo diesel para reduzir o preço do combustível. Conforme o pedido, os tributos seriam colocados em outras áreas.
 
A proposta também solicita mais crédito aos caminhoneiros. Isso porque, conforme o deputado federal gaúcho Osmar Terra (PMDB), que entregou a proposta ao ministro Levy, os caminhoneiros estão perdendo a margem de lucros, já que o custo de frete diminuiu, enquanto o diesel aumentou.
 
Por isso são dois os pedidos: "Dar crédito para eles terem recursos de custeio, pagarem suas dívidas, e reduzir o preço do diesel. Nós estamos colocando uma emenda que retira os impostos do óleo diesel e a possibilidade de colocar em outra área, como IOF, ou CSLL", explica o parlamentar.
 
Lembrando que IOF é o Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros; e a CSLL, Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Como os caminhoneiros podem parar novamente, o governo precisa dar uma resposta rápida.
 
O texto foi apresentado junto com a Medida Provisória do escalonamento do imposto de renda, e deve ser votado nos próximos dias.
 
voltar
© Copyright 2019