Paulo Baier participa de primeiro treino e aguarda estreia no Gauchão

Aos 40 anos, Paulo Baier demonstra o mesmo ímpeto de um iniciante ao voltar a atuar no Rio Grande do Sul, após 13 temporadas, para vestir a camisa do Ypiranga-RS e iniciar os trabalhos pelo novo clube. O artilheiro do Brasileirão na era dos pontos corridos, com 106 gols, chegou a Erechim nesta quinta-feira para assinar contrato com a equipe até abril e disputar o Campeonato Gaúcho de 2015. Sequer foi apresentado de forma oficial – o anúncio está marcado para a noite desta sexta-feira – mas já realizou o primeiro treinamento com os novos companheiros, à tarde, no Colosso da Lagoa 

A contratação de Paulo Baier foi selada pelo presidente Osvaldino Fuzinatto no final da tarde de quarta. O meia de 40 anos retorna ao Rio Grande do Sul após 13 temporadas. A última passagem por um clube do estado natal ocorreu no longínquo 2002, quando defendeu o Pelotas e ainda se chamava Paulo César.Baier participou do início ao fim da atividade comandada pelo técnico Leocir Dall'Astra, com quem conserva grande amizade. Animado, suou a camisa ao participar da roda de bobinho, no aquecimento com os companheiros. Depois, integrou o trabalho coletivo com a equipe reserva, na segunda parte do treino, que não teve acesso à imprensa. Os atletas que atuaram durante os 90 minutos na derrota por 3 a 2 para o Passo Fundo, na quarta-feira, foram poupados.

No ano passado, o jogador atuou em 22 jogos do Brasileirão pelo Criciúma, mas acabou dispensado junto com outros 12 companheiros, em novembro, antes da penúltima rodada da competição, que culminou com o rebaixamento da equipe. Livre de vínculo desde então, o jogador procurou cuidar da forma física em sua cidade natal, Ijuí, no noroeste gaúcho. 

Baier aproveitou a relação com os dirigentes do São Luiz, da segunda divisão estadual, para usufruir da estrutura do clube. Não sem desgrudar da bola. O jogador se manteve na ativa ao defender o Flamengo da Linha 11 Norte, equipe de seu pai, Edemar, o popular Seu Nani.

O Ypiranga-RS não foi o único clube a tentar a contratação do jogador de 40 anos. No final de 2014, o Aparecidense entrou em contrato com o atleta para a disputa do Campeonato Goiano pelo clube, mas o calendário abarrotado de jogos do estadual pesou contra o acerto.

Paulo Baier é o maior artilheiro do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos com 106 gols. Do montante, 50 foram marcados com a camisa do Goiás entre 2004 e 2008. Neste período, ainda defendeu o Palmeiras em 2006. Aos 39 anos, em 2013, o meia levou o Atlético-PR ao terceiro lugar no Brasileirão. No ano seguinte, foi artilheiro do Criciúma, mas acabou dispensado.

voltar
© Copyright 2019