PC Oliveira assume seleção brasileira de futsal e divulga convocação para amistoso

Campeão mundial de futsal em 2008, o técnico PC Oliveira está de volta à seleção brasileira de futsal. O novo treinador teve sua apresentação oficial nesta quinta-feira, em hotel na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e já divulgou sua primeira convocação, já que a equipe canarinho fará uma viagem para Barcelona no final de janeiro para um período de treinamentos e a disputa de um amistoso contra um selecionado da Catalunha.

 

A grande novidade da convocação foi o retorno do fixo Neto à seleção brasileira. A lista foi composta em sua grande maioria por jogadores que atuam na Europa, por conta do período de férias no futsal do Brasil.

Durante a coletiva de imprensa, PC Oliveira analisou a convocação, explicou seus métodos e projetou o resgate da essência da seleção brasileira, que foi eliminada nas oitavas de final da última Copa do Mundo e deixou o torneio com a pior campanha de sua história.

"Sempre iremos trabalhar com uma seleção do Brasil, uma da Europa e outra absoluta, mesclando os dois. Precisamos criar um modelo nosso. Temos que procurar conhecimento, pois estamos com um processo atrasado. A Argentina ganhou o Mundial sem um atleta naturalizado. Temos que saber o que é o jogador brasileiro. Muitos quando se mudam para a Europa perdem isso", afirmou o treinador.

PC Oliveira comentou também sobre o calendário da temporada de 2017 e a ideia de realizar uma Copa América nas arenas do Parque Olímpico do Rio de Janeiro. A definição sairá somente após a divulgação das datas da Conmebol, que servirão de base para a montagem do calendário da seleção brasileira.

Outro assunto tratado foi sobre a presença do ídolo Falcão durante suas convocações. Para o treinador, o jogador, que já está com 39 anos, poderá ser utilizado em momentos pontuais. "Falcão é um atleta que tem de ser tratado como uma instituição. Ele é o maior de todos os tempos, mas estamos entrando em outro ciclo. Precisamos dele para montar um plano de negócios e temos de saber como aproveitá-lo dentro da reformulação, respeitando o que ele representa para o nosso futsal", afirmou PC Oliveira sobre o camisa 12, que já demonstrou que não pretende mais participar de um Mundial pela Seleção.

CBF realizando a gestão do futsal no Brasil

A coletiva de imprensa serviu também para Marcos Madeira, presidente da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), explicar as afirmações de que a Confederação Brasileira de futebol (CBF) teria assumido a gestão do futsal no Brasil.

"Estamos iniciando a partir de hoje uma nova etapa no futsal brasileiro. A CBFS nasceu em 1979 oriunda da CBD. Somos uma entidade legal e temos que alertar que a CBF não está assumindo a CBFS. O que está havendo é uma colaboração mútua, uma harmonia entre nós e o presidente Marco Polo Del Nero", afirmou. "Nossa parceria com a CBF é logística e administrativa", completou Madeira.

Veja os jogadores chamados na primeira convocação de PC Oliveira:

Goleiros: Tiago (Sorocaba), Léo (Joaçaba)

Fixo: Neto (Kairat Almaty-CAZ) e Rafael Rato (InterMovistar-ESP)

Alas: Marcênio (Gazprom-Ugra-RUS), Matteus (El Pozo Murcia-ESP), Dyego (Barcelona-ESP), Daniel Japonês (InterMovistar-ESP), Gadeia (InterMovistar-ESP)

Pivôs: Humberto (InterMovistar-ESP), Fernandinho (FC Dynamo-RUS), Pito (El Pozo Murcia-ESP), Bruno Taffy (Inter Movistar-ESP), Dieguinho (Sporting Lisboa-POR)

ESPN

voltar
© Copyright 2019