PCH IJUÍ CENTENÁRIA, PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E CULTURAL

A Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Ijuí Centenária é a mais recente usina construída pela Ceriluz, pertencente integralmente ao grupo. Neste empreendimento a Ceriluz se manteve no município de Ijuí, mas mudou de curso d’água. Para gerar energia pela PCH Ijuí Centenária a Cooperativa aproveita a vazão do rio Potiribú, enquanto as demais usinas daquele município estão fixadas no leito do rio Ijuí.

Este empreendimento conta com uma barragem de 100 metros e um túnel adutor de 2.192 metros de extensão, o que lhe garante uma capacidade instalada de 7,9 Megawatts (MW). A usina utiliza duas turbinas modelo Francis, apropriadas para empreendimentos com pouco volume de água e quedas mais elevadas, o que é o seu caso, uma vez que ela tem 40 metros de declive entre o ponto da barragem e a Casa de Máquinas.

Além de todo o cuidado com as questões ambientais, adotando medidas de preservação da flora e da fauna, outro diferencial dessa usina é quanto à preservação do Patrimônio Histórico Cultural localizado em seu terreno, onde foram totalmente recuperados, a antiga casa pertencente a família Wazlawick, da década de 1920 e também o antigo moinho e seus equipamentos, do início do século XX. Um exemplo de que é possível gerar desenvolvimento sem provocar grandes impactos ambientais ou culturais.

voltar
© Copyright 2019