O Campeonato Gaúcho terminou em festa vermelha e branca pela 44ª vez. Após empate em 0 a 0 na primeira partida, o Internacional venceu o Grêmio por 2 a 1, diante de um Beira-Rio embalado por 41 mil torcedores, e emplacou o penta consecutivo (2011 a 2015) na competição estadual.
De quebra, a equipe comandada pelo uruguaio Diego Aguirre pôs fim a um tabu de 17 anos: o último título de Gauchão do Colorado sob seus domínios contra o maior rival ocorrera no ano de 1997.
Os três gols da decisão deste domingo (3) foram marcados na etapa inicial do confronto. Nilmar, aos seis, e Valdívia, aos 18 minutos, balançaram as redes gremistas. Giuliano, nos acréscimos, descontou para o Tricolor.
O Inter encerra o campeonato com uma invencibilidade de quase dois meses. No período, foram disputados 12 jogos. O time da Padre Cacique venceu nove e empatou três. A última derrota foi em oito de março, para o Juventude.
PRIMEIRO TEMPO
A partida começou em alta velocidade. Logo aos quatro minutos da etapa inicial, o Inter obrigou Marcelo Grohe a fazer grande defesa. Valdívia, titular no lugar de Nico Freitas, completou de cabeça, à queima roupa, e o goleiro gremista espalmou e a bola explodiu na trave. Dois minutos depois, em contra-ataque fulminante, o Colorado abriu o placar. Em rápida combinação de jogada entre D'Alessandro, Nilmar e Valdívia, o mago alvirrubro fintou Erazo e devolveu para Nilmar, que tocou na saída de Grohe e correu para o abraço.
O gol no início do jogo não diminuiu o ímpeto do time de Diego Aguirre. Sasha, aos dez, levou vantagem sobre Rhodolfo e Matías Rodríguez e serviu D'Alessandro. O capitão colorado bateu e Grohe voou no ângulo para impedir o gol. Aos 17, o Grêmio respondeu em cobrança de falta, mas o tiro saiu pela culatra. Com muita categoria, Fellipe Bastos carimbou o poste. No complemento da jogada, o volante tentou fazer o recuo e tocou apertado. Nilmar se antecipou, aplicou uma meia lua em Matías Rodríguez e deixou Valdívia pifado. O garoto só teve o trabalho de deslocar o goleiro gremista.
Valdívia, aos 24, arriscou de fora da área e mandou à direita da meta. Aos 30, Braian Rodríguez chutou forte, sobre o gol. Luan, dois minutos depois, concluiu cruzado e tirou tinta da trave. William, aos 37 minutos, aplicou drible da vaca, deixou Marcelo Oliveira na saudade e cruzou no pé esquerdo de D'Alessandro, que finalizou de sem-pulo, sem perigo para Grohe. No minuto seguinte, Maicon pegou rebote da entrada da área e Alisson defendeu com tranquilidade.
Já nos acréscimos, o Tricolor conseguiu descontar o marcador. Douglas suspendeu a bola na área, Rhodolfo aparou, Giuliano ficou com a sobra e, quase embaixo das traves, empurrou para o fundo das redes.
SEGUNDO TEMPO
As duas equipes vieram com substituições para a etapa complementar. Do lado do Inter, Nilmar deixou o campo para a entrada de Lisandro López. No Grêmio, foi Braian Rodríguez quem saiu para o ingresso de Yuri Mamute. No segundo tempo, o Colorado não conseguiu manter o ritmo do primeiro tempo. O Tricolor, por sua vez, se animou com o gol nos acréscimos.
Aos sete minutos, Valdívia cobrou escanteio fechado e Grohe tirou de soco a poucos centímetros do gol. D'Ale, aos 22, bateu falta e o camisa um do Grêmio espalmou. Aos 35 minutos, Everton limpou a marcação e bateu. Alisson caiu no canto e defendeu em dois tempos. Matías Rodríguez, aos 40, arriscou de fora da área e mandou longe.
FICHA TÉCNICA:
Inter 2×1 Grêmio
Local: Estádio Beira-Rio
Árbitro: Leandro Vuaden
Grêmio: Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Erazo, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Fellipe Bastos (Walace), Maicon, Douglas (Everton), Giu e Luan; Braian Rodríguez (Yuri Mamute). Técnico: Felipão
Inter: Alisson; William, Alan Costa, Ernando e Geferson (Alan Ruschel); Rodrigo Dourado, Aránguiz, D'Alessandro (Alex), Valdívia e Eduardo Sasha; Nilmar (Lisandro López). Técnico: Diego Aguirre
Cartões amarelos: Fellipe Bastos (GRE), Marcelo Oliveira (GRE), Walace (GRE); Aránguiz (INT), Valdívia (INT), Ernando (INT)
Cartões vermelhos: Rhodolfo (GRE)
Gols: Nilmar, aos seis minutos do primeiro tempo, Valdívia, aos 18 minutos do primeiro tempo; Giuliano, aos 47 minutos do segundo tempo
Público: 41.791 presentes
voltar