Perdas nas lavouras por causa da chuva serão debatidas em reunião nesta quarta

Uma reunião, às 10h desta quarta-feira (27), na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), irá contar com prefeitos de municípios da Zona Sul do estado que tiveram prejuízos nas lavouras por causa das chuvas. Além da Seapi, participam do encontro representantes das secretarias do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR) e do Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sdect), bem como da Fetag, Farsul, Irga, Emater e Federarroz. Banco do Brasil, Banrisul, Sicredi e Caixa Federal também deverão estar presentes. 

As plantações de soja e de arroz de 18 municípios foram fortemente atingidas, e o prejuízo total pode chegar a mais de R$ 500 milhões. Estima-se que cerca de 50% da safra de soja e mais de 20% da de arroz tenham sido perdidas, causando grande impacto na economia da região.

"Nosso principal objetivo com esta reunião é encontrar formas de auxiliar os produtores rurais da Região Sul que foram gravemente afetados pelas chuvas do mês de abril. São muitos os produtores que agora, na hora da colheita, perderam praticamente tudo, ficando sem perspectivas. Estamos atuando para encontrar alternativas, inclusive com a revisão de contratos financeiros. Por isso vamos conversar com as instituições bancárias”, afirma o secretário da Agricultura, Ernani Polo.

O encontro ocorre menos de uma semana após a visita de Polo e dos secretários Tarcísio Minetto (SDR) e Fábio Branco (Sdect) a Pelotas, para uma reunião com a Associação dos Municípios da Zona Sul do Estado, onde conheceram a grave situação enfrentada e receberam pauta de reivindicações.

Texto: Alexandre Farina/Seapi
Edição: Cristina Lac/Secom 

voltar
© Copyright 2019