Piratini autoriza a contratação de 910 professores para escolas

O governador José Ivo Sartori autorizou a contratação de 910 professores para a rede estadual. A liberação é para nomear 540 aprovados no concurso do magistério e chamar 370 contratos emergenciais. O número, conforme levantamento da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul, corresponde ao total de docentes que faltam na rede. Conforme o secretário da Educação Vieira da Cunha,  os profissionais serão convocados imediatamente.

" Já estamos chamando os professores, para eles começarem imediatamente", afirma. 

O ano letivo iniciou com  pouco mais de 79 mil profissionais,  e quase milhão de alunos matriculados, conforme o Censo Escolar de 2014, divulgado em janeiro deste ano. Nesta segunda-feira, o secretário da Educação Vieira da Cunha esteve reunido com o CPERS para apresentar o novo quadro. 

Conforme o CPERS, o número total de 910 professores, entre concursos e contratados, será ainda insuficiente , pois muitos professores se aposentaram, além das  licenças. No entanto, segundo o secretário Vieira da Cunha, já houve nomeações para suprir a ausência dos que se aposentaram.

presidente do CPERS,  Helenir Aguiar Schürer, classificou a reunião como positiva, mas garantiu que sindicato está realizando um balanço do quadro atual de professores.

"Foi positivo, pois eles continuaram com as nomeações, que é a nossa reivindicações. Além disso, nos contratos emergenciais, professores que já trabalhavam na rede podem voltar", disse.

Além da falta de professores, 160 obras emergenciais ainda precisam ser concluídas na rede pública. Quanto às reformas, a secretaria afirma que R$ 50 milhões foram liberados para a conclusão dos trabalhos

 
 
voltar
© Copyright 2019