PMDB confirma apoio ao governo Sartori sobre aumento de imposto

Deputados estaduais do PMDB participaram de uma reunião-almoço com o governador José Ivo Sartori, no Palácio Piratini, nesta quinta-feira (13). O principal assunto da pauta foi o projeto que prevê aumento de ICMS, que será enviado para a Assembleia Legislativa.

Os parlamentares deixaram o Piratini garantindo apoio às medidas que o governador tomará para tentar conter a crise financeira, inclusive o aumento do imposto. Com exceção do deputado Edson Brum, presidente da Assembleia, que não quis falar sobre a reunião, os demais parlamentares admitiram que o reajuste do tributo esteve na pauta.O líder do governo na Assembleia, Alexandre Postal, disse que nada foi decidido ainda, mas que o PMDB está unido para apoiar as medidas a serem tomadas.

"A bancada do PMDB é a bancada do governo. É a bancada do partido do governador. A bancada do PMDB vai estar ao lado da posição que o governador tomar. Isso é uma posição fechada", afirmou Postal.

O deputado Ibsen Pinheiro foi primeiro a deixar a reunião. Ele também confirmou a posição do partido em relação ao aumento de ICMS quando for enviado ao Legislativo. 

"Ninguém é favorável ao aumento de impostos, mas a gente vota a favor porque não tem outro caminho", disse Ibsen.

O governo do Estado não confirma oficialmente, mas deve enviar entre hoje e amanhã à Assembleia o projeto. Começa agora a articulação política para tentar convencer os deputados da base aliada a votar a favor, já que boa parte é contra reajuste de alíquotas de ICMS.

Combate à crise
Este será o quarto pacote de medidas contra a crise financeira lançado pelo governo do Estado. Na semana passada, o Piratini encaminhou à Assembleia um conjunto de propostas que inclui a reforma da previdência, extinção de fundações, criação da Banrisul Cartões e mudanças na carreira da Brigada Militar.

Os demais pacotes, de janeiro e março, suspenderam o pagamento de fornecedores por 180 dias e promoveram corte de R$ 1 bilhão no orçamento de secretarias.

GAÚCHA

voltar
© Copyright 2019