PMDB, PT, PSDB e PSB foram os maiores vitoriosos nas eleições estaduais
Nove partidos elegeram ou reelegeram governadores em 2014. O mapa político composto pelo Distrito Federal e 26 estados da Federação mostra que o PMDB foi o maior vitorioso nas disputas regionais, seguido pelo PSDB, pelo PT e pelo PSB. Os quatro partidos terão juntos 20 dos 27 governadores. Os outros sete pertencem a cinco partidos diferentes.
Integrante da base aliada da presidente Dilma Rousseff, o PMDB elegeu sete governadores: Paulo Hartung no Espírito Santo, Marcelo Miranda no Tocantins, Jackson Barreto reeleito em Sergipe e Renan Filho em Alagoas, em primeiro turno, além de José Ivo Sartori, no Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Pezão, reeleito no Rio de Janeiro, e Confúcio Moura, reeleito em Rondônia, em segundo turno.
Os petistas venceram em cinco estados. O partido elegeu Rui Costa na Bahia, Fernando Pimentel em Minas Gerais e Wellington Dias no Piauí, reeleito em primeiro turno. Neste domingo, ganhou com Camilo Santana, no Ceará, e Tião Viana, no Acre. O PSDB também ganhou em cinco estados: com Geraldo Alckmin, reeleito em São Paulo e Beto Richa, também reeleito no Paraná, ambos em primeiro turno, além de Marconi Perillo, em Goiás, Reinaldo Azambuja, em Mato Grosso do Sul, e Simão Jatene, no Pará, em segundo turno.
Já o PSB, partido de Marina Silva, venceu em Pernambuco, onde elegeu Paulo Câmara, em primeiro turno, e hoje deu vitória a Rodrigo Rollemberg, no Distrito Federal, e a Ricardo Coutinho, reeleito na Paraíba, somando três governadores.
O PDT e o PSD elegeram dois governadores, cada. Os trabalhistas, que já haviam emplacado Pedro Taques, em primeiro turno, no Mato Grosso, ganhou com Waldez de Góes, no Amapá, neste domingo. Já o PSD vai governar Santa Catarina, com Raimundo Colombo, que ganhou em primeiro turno, e Rio Grande do Norte, com Robinson Faria, em segundo turno. O PCdoB, com Flávio Dino, no Maranhão e o PROS, com José Melo, reeleito em Amazonas, elegeram um governador cada, ambos em segundo turno. Já o Partido Progressista venceu no segundo turno o governo de Roraima, com Suely Campos, a única governadora eleita em território nacional.
voltar