Polícia Federal indicia Lula, Palocci e outras cinco pessoas na Lava Jato

A Polícia Federal (PF) indiciou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci, a ex-primeira-dama Marisa Letícia e outras quatro pessoas no âmbito da Operação Lava Jato. As informações são do portal G1.

Lula foi indiciado pelo crime de corrupção passiva, enquanto todas as demais pessoas citadas foram indiciadas por lavagem de dinheiro.

O indiciamento trata de dois casos distintos: um sobre a compra de um terreno que seria utilizado para a construção de sede do Instituto Lula, e outro sobre o aluguel do apartamento que fica em frente ao que o ex-presidente mora. A PF defende que ambos os casos tratam de pagamento de propina da construtora Odebrecht ao petista.

Réu em 3 ações penais

Na semana passada, o Ministério Público Federal em Brasília (MPF-DF) denunciou à Justiça o ex-presidente, o filho dele, Luiz Cláudio Lula da Silva, e mais duas pessoas no âmbito da Operação Zelotes. Os quatro são acusados pelos crimes de lavagem de dinheiro, tráfico de influência e organização criminosa.

Lula já é réu em três ações penais. A última denúncia contra ele foi aceita em outubro, pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília. Nela, o petista é acuso de participação em fraudes envolvendo contratos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Nas outras, Lula é acusado de tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato e de receber vantagens indevidas da construtora OAS – entre elas, a reforma no tríplex do Guarujá, em São Paulo.

GAÚCHA

voltar
© Copyright 2019