Policiais Civis e agentes da Superintendência de Serviços Penitenciários do Estado vão realizar manifestação hoje , 03, em razão do parcelamento do pagamento dos salários de julho por parte do governo gaúcho, anunciado na última sexta-feira, 31. O protesto terá repercussão na região. O representante da Ugeirm/Sindicato e policial civil em Ijuí, Leonel Rodrigues, explica que nesta segunda-feira as delegacias de Polícia vão atender somente casos de urgência e emergência, ou seja, ocorrências contra a vida como homicídios, além de crimes contra mulher e criança. Demais ocorrências, consideradas de baixo potencial ofensivo, como ameaças e perda de documentos, não terão atendimento.
No caso de Ijuí, os policiais civis vão se concentrar defronte ao prédio do 2º Distrito Policial durante todo o dia nesta segunda-feira. Ontem, 02, o plantão da Polícia Civil ijuiense já atendeu de maneira semelhante, ou seja, mais com orientação à população. Leonel Rodrigues comenta que na terça-feira, 04, o trabalho deve voltar ao normal, porém um novo movimento está agendado para o próximo dia 18, quando vários sindicatos de servidores estaduais do Rio Grande do Sul se reúnem em Porto Alegre e poderão deflagrar greve coletiva. Os delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Sul, da mesma forma, decidiram que nesta segunda-feira a atuação vai ficar praticamente paralisada, sem encaminhamento de processos, dentre outras situações. Já os agentes da Susepe, amanhã, também vão ter serviços restritos por conta no parcelamento de salários.
Em Ijuí, por exemplo, funcionários da Penitenciária Modulada e do Instituto Penal não vão efetuar, nesta segunda-feira, escolta ou transporte de presos para audiências no Fórum, nem transferência de apenados. Quanto à Brigada Militar existe duvida, visto comentários de que os Policiais Militares poderão ficar nos quartéis, sem trabalho mais extensivo de rua. No entanto, em Ijuí a informação obtida é que a corporação irá atuar normalmente, com possibilidade apenas de apoiar manifestação que vai acontecer na Praça da República, organizada pelo Cpers regional, que envolve professores e funcionários de escolas estaduais.
Fonte: Rádio Progresso de Ijui
voltar