Portal da Transparência prometido por Piffero está longe de sair do papel

Uma das principais promessas de campanha de Vitorio Piffero durante sua caminhada até a presidência do Inter ainda está longe de ser concretizada. O famoso “Portal da Transparência”, citado pelo dirigente como uma de suas primeiras providências após a eleição de dezembro passado, deve ganhar vida somente em abril ou maio. Neste momento, ele encontra-se em “fase de estudos preliminares”.

Trata-se de um site onde serão publicadas informações sobre as finanças e as políticas do clube. Também devem ser divulgadas as informações sobre as negociações de jogadores — chegadas e saídas —, sem esconder comissões, valores pagos pelos direitos federativos e tempo de contrato. Dados pessoais, como salários, não serão revelados, para não gerar ações na Justiça.

A ideia é publicar as informações, inclusive balancetes e o orçamento do clube, de uma forma que seja acessível ao grande público. Ou seja, sem a hermética linguagem contábil. O projeto é tão importante para a atual gestão que ganhou até dois assessores dedicados. Sandro Farias, que já foi candidato à presidência representando o Convergência Colorada, e Mário Sérgio Martins, 2º vice-presidente nas duas gestões de Fernando Carvalho, trabalham na elaboração do portal.

“Encomendamos um estudo para a área jurídica, pois há muitos dados que não podem ser publicados”, afirma Sandro Farias, que completa: “Acredito que, no decorrer de abril ou no começo de maio, o portal estará no ar”. É provável, porém, que os dados mais importantes do clube só sejam publicados após a apreciação do Conselho Deliberativo (CD). Se isso ocorrer, o Portal da Transparência corre o risco de já nascer sem utilidade, já que na maioria das vezes as informações fundamentais são publicadas na imprensa antes mesmo das reuniões do CD.

voltar
© Copyright 2019