Porto Xavier é a cidade gaúcha mais afetada pelo granizo da madrugada

A cidade de Porto Xavier, nas Missões, registrou até o momento pelo menos 400 casas afetadas pelo granizo da madrugada desta quarta-feira. A cidade, juntamente com a vizinha Maçambará, onde duas casas foram afetadas, entra na listagem de municípios com prejuízos causados pelo mau tempo dos últimos dias.

O coordenador da Defesa Civil da região, Paulo Kunkel, contou que os locais mais atingidos foram a vila Floresta e a localidade do interior São Carlo. Foram distribuídos 15 rolos de lonas para proteger as casas, já que a previsão é de mais chuva para o feriado.

“Agora a prefeitura trabalha no levantamento das famílias carentes atingidas pelo temporal, para que a Defesa Civil possa providenciar a compra de telhas para a reforma dos telhados”, destacou. Segundo a Defesa Civil, os estragos devem levar o município a decretar situação de emergência.

No total, 67 cidades foram atingidas desde 1º de outubro, das quais 23 já decretaram emergência: Arroio do Tigre, Campinas do Sul, Capão do Cipó, Cerro Branco, Cruz Alta, Erval Grande, Estrela Velha, Gramado Xavier, Jóia, Júlio de Castilhos, Lagoão, Mato Leitão, Montenegro, Pinhal Grande, Salto do Jacuí, Santa Cruz do Sul, Segredo, Sinimbu, Sobradinho, Soledade, Tunas, Tupanciretã e Venâncio Aires.

Salto do Jacuí, Estrela Velha, Itaara e Sobradinho também registraram granizo, mas sem prejuízos em casas ou prédios públicos, nesta quarta. A Defesa Civil, através das unidades regionais, acompanha os pontos atingidos e monitora as cidades pelas quais novas ondas de instabilidade podem passar.

As chuvas devem seguir pelo menos até o próximo sábado em todo o Rio Grande do Sul.

Radio Guaiba

voltar
© Copyright 2019