Prazo para pagamento do IPVA termina nesta quarta-feira

O calendário de pagamento do IPVA 2016termina nesta quarta-feira (27) com o vencimento para veículos que possuem placas com final "0". Após a data, o proprietário que ainda não quitou o imposto terá de pagar multa e juros, além de perder possíveis descontos, como o de Bom Motorista e Bom Cidadão.

Até o momento, a Receita Estadual afirma que 2.962.348 contribuintes pagaram o IPVA neste ano, o que corresponde a quase 80% da frota tributada. A arrecadação bruta já ultrapassa R$ 1,8 bilhão desde o início do período de pagamentos, em dezembro de 2015. O valor é dividido pela metade entre o Estado e os municípios.

Mudanças
Neste ano, os prazos para pagamento do IPVA ficaram menores, devido a uma decisão do governo do Estado, que optou por antecipar o período de arrecadação para até o mês de abril. 

Os condutores que não receberam multas de trânsito nos últimos três anos, seguem com a dedução de 15%. Para quem não foi multado há dois anos, o índice é de 10% e quem ficou um ano sem infrações, o abatimento é de 5%. 

Já participação no programa da Nota Fiscal Gaúcha (NFG) dará aos proprietários de veículos que acumularam no mínimo 100 notas fiscais mais 5% de desconto, válidos para pagamentos antecipados ou não.

GAÚCHA
 
voltar
© Copyright 2019