A prefeitura de Cruz Alta, no Noroeste do Rio Grande do Sul, anunciou nesta segunda-feira (9) a intervenção no Hospital São Vicente de Paulo. A medida foi publicada no Diário Oficial do município. O prefeito Juliano da Silva alegou perigo iminente de interrupção na prestação de serviço na cidade. A casa de saúde é a única no município que atende pelo SUS.
Os funcionários estão sem receber o salário do mês de abril e metade do mês de março. Com este decreto, um interventor foi nomeado para administrar o hospital. Apesar do anúncio, os atendimentos do hospital à população foram mantidos.
Segundo a prefeitura, a intervenção vai ocorrer por um período de 12 meses, sob um regime de gestão "minucioso", que analisará cada fator administrativo. O município espera que os resultados ocorram de forma gradual.
Quando a comitiva da prefeitura foi até o hospital para fazer o comunicado, encontraram as portas do setor administrativo fechadas. Um dos diretores recebeu os integrantes, mas pediu para verificar o decreto, e alegou que só autorizaria a entrada para intervenção mediante decisão judicial. A direção entrou com um pedido de liminar para derrubar a medida.