A décima delegacia da Polícia Rodoviária Federal, com sede em Ijuí, divulgou nesta quinta-feira, 07, os resultados obtidos no primeiro semestre de 2016 na região de Ijuí e fez um comparativo com o primeiro semestre de 2015. Destaca-se a redução em todos os números relacionados aos índices de acidentes de trânsito.
O comparativo mostrou um aumento significativo no trabalho de educação para o trânsito, fiscalização e combate ao crime. Na área relacionada a educação para o trânsito foram sensibilizadas mais de 6 mil pessoas em 2016, com destaque para o Projeto Fetran realizado nas escolas de Ijuí, Coronel Barros e Bozano.
O número de testes de alcoolemia realizados foi superior a 6 mil neste semestre, com um total de 93 condutores autuados por este tipo de infração e 8 condutores presos por dirigir sob influência de álcool. Houve redução geral dos números de acidentes de trânsito, que passaram de 167 no primeiro semestre de 2015, para 124 nos seis primeiros meses deste ano, o que representa diminuição de 26%. Também houve redução nos acidentes com feridos, com queda de 14%, e no número de pessoas mortas, com diminuição de cerca de 10%.
No combate ao crime, neste ano de 2016 foram detidas 50 pessoas pelo cometimento de crimes e no cumprimento de mandados de prisão. Merece destaque também a fiscalização de excesso de peso, que no primeiro semestre de 2016 flagrou mais de 378 mil kg transportados de modo irregular.
A delegacia da PRF em Ijuí atende trechos das BR's 158, 285, 377, 392, 472 e 468. Esta última teve sua circunscrição transferida para a delegacia da PRF em Sarandi. Em contrapartida, houve o acréscimo de circunscrição da delegacia na BR 285, sendo sua atuação estendida até o trevo de acesso ao município de Saldanha Marinho.