Produtores estimam queda na safra de erva-mate para 2021 no RS

A colheita da erva-mate começou no final de maio com expectativa de 280 mil toneladas para este ano no Rio Grande do Sul, uma queda de 5 a 10% a menos do que o resultado de 2020, quando foram colhidas aproximadamente 300 mil toneladas. O resultado, de acordo com o sindicato do setor, Sindimate, é consequência da estiagem no ano passado, e geada de 2019.

A abertura da colheita foi realizada oficialmente pela Secretaria de Agricultura, no último dia 24, em uma propriedade produtora em Ilópolis, no Vale do Taquari.

A cadeia produtiva da erva mate movimenta quase meio bilhão de reais no estado, de acordo com dados da Federação das Indústrias do Estado do RS (Fiergs) de 2019. Atualmente são cerca 250 indústrias que atuam com o beneficiamento de erva-mate e 14 mil produtores especializados.

Neste ano, durante o lançamento do início da colheita, o governo do estado reforçou o compromisso de investir em obras de infraestrutura nas regiões produtoras, com a reforma da rodovia ERS-332 e a pavimentação entre Santa Tereza e Muçum, que liga a região do Vale do Taquari ao Vale dos Vinhedos, na Serra.

Além do tradicional chimarrão, a erva-mate é usada em diversas receitas da culinária gaúcha. O chef Emerson Marinho, que trabalha no Palácio Piratini, sede do governo do estado, ensina como fazer uma receita de farofa com erva-mate.

Farofa de erva-mate

Ingredientes:

  • Manteiga sem sal – 4 colheres de sopa
  • Alho – 1 dente
  • Cebola – 1 unidade pequena
  • Farinha panko (ou farinha de mandioca ou farinha de milho flocada) – 2 xícaras de chá
  • Sal refinado – 1 pitada (a gosto)
  • Tomilho e alecrim – bem picadinhos, a gosto, apenas para dar um toque sutil
  • Erva-mate peneirada – 2 colheres de chá

 

Modo de preparo:

Em uma frigideira, refogar bem a cebola e o alho na manteiga, acrescentar a farinha panko e deixar dourar, mexendo sempre para não queimar. Após, acrescentar o sal e as ervas frescas (que preferir), desliga o fogo. Finaliza-se acrescentando a erva-mate misturando bem. Importante: acrescentar a erva-mate com o fogo desligado, para não alterar a coloração e o sabor.

g1 RS

voltar
© Copyright 2019