Professores voltam a se reunir nesta segunda para discutir rumos da greve

Após duas semanas de greve no Rio Grande do Sul, os professores da rede estadual voltam a se reunir nesta segunda-feira (30) para discutir os rumos da paralisação. O Cpers/Sindicato marcou encontro para às 10h, em frente ao Palácio Piratini.

De acordo com a entidade, a reunião servirá para discutir “os rumos das mobilizações da categoria” e também “a importância da defesa da educação pública”.

Os professores também pretendem se deslocar até a Assembleia para discussão sobre o projeto de lei 44/2016, do governo José Ivo Sartori, que "dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais". A categoria é contra a proposta, porque acredita que poderá ser uma brecha para a privatização do ensino.

Greve

A paralisação dos professores da rede estadual foi decidida em assembleia geral da categoria no último dia 13 de maio, no Gigantinho. Na época, entre outras reivindicações, os professores pediam reajuste salarial imediato de 13,01%, referente a 2015, e 11,36%, em relação a 2016. 

O governo do Estado recebeu os líderes do movimento, no dia 17. O encontro foi coordenado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi. Na época, Biolchi avaliou o encontro como importante para “desfazer a tensão entre as partes e prestar esclarecimentos, mas sem fugir da realidade financeira do Estado”.

GAÚCHA
 
voltar
© Copyright 2019