Projeto popular iguala salários de vereadores e professores em Três de Maio

A partir de um projeto de iniciativa popular, passa a tramitar nesta segunda-feira (18) no legislativo de Três de Maio, no Noroeste do Estado, uma proposta de equiparação de salários de vereadores e professores do município. Hoje, cada vereador recebe R$ 4.144,09 brutos. Já os vencimentos dos professores com contrato de 40 horas chegam a R$ 2.008,00.

A iniciativa é de um morador da cidade, o aposentado Darci Thesing. Ele reuniu cerca de 1,7 mil assinaturas em um abaixo-assinado. Por lei, é exigido o apoio de no mínimo 5% dos eleitores para que a proposta seja avaliada. O número foi superado, já que a cidade conta com aproximadamente 20 mil habitantes aptos a votar. A coleta de assinaturas começou em novembro do ano passado.

“Resolvi tomar uma atitude porque a saúde do município está em crise com esta conjuntura econômica, e os gastos com os vereadores são muito elevados para uma cidade pequena”, justifica Darci.

Aos 58 anos, ele diz que nunca se filiou a partido político. Mas promete mobilizar os moradores para pressionar pela aprovação do projeto. “Nós não vamos medir esforço, nem que tenhamos que ir para a rua fazer manifestação”, promete.

O presidente da Câmara de Vereadores, Luiz José Lena (PP), garante que dará seguimento à proposta. O texto será analisado pelo departamento jurídico da Casa e depois passará por comissões. Caso seja aprovado, irá para apreciação em plenário.

“Comigo é assim, se está tudo certo, eu não engaveto nada. É como qualquer outro projeto, vamos votar o quanto antes”, assegura o vereador. Segundo ele, caso seja aprovada, a mudança valerá a partir da próxima legislatura.

voltar
© Copyright 2019