Protesto contra o governo federal reúne multidão em todo o País

Protestos contra o governo reuniram uma multidão de pessoas em todos os estados e no Distrito Federal neste domingo (15). A maior movimentação foi registrada em São Paulo, onde um milhão pessoas concentraram-se na Avenida Paulista, segundo estimativa da Polícia Militar. Manifestantes portaram bandeiras, cartazes, faixas, e pediram até o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Um levantamento feito pelo Datafolha apontou um número de manifestantes bem inferior ao da PM, de 210 mil. Mesmo assim, segundo o instituto, o dia 15 de março de 2015 registrou o maior número de pessoas em protesto em São Paulo desde o movimento das Diretas-Já, no dia 16 de abril de 1984. Naquela ocasião, 400 mil pessoas se reuniram na Praça da Sé.

Em Porto Alegre, pelo menos 100 mil pessoas acompanharam a caminhada, de acordo com os números da Brigada Militar. A mobilização teve início por volta das 14h no Parque Moinhos de Vento (Parcão) e seguiu até o Parque da Redenção. Os manifestantes entoaram gritos contrários à presidente e usaram, na sua maioria, roupas das cores da bandeira do Brasil. 

Cidades do interior do Estado também registraram protestos nesta tarde. Em Caxias do Sul pelo menos 60 mil pessoas se reuniram para uma marcha no Centro da cidade. 

Em Brasília, a Esplanada dos Ministérios foi ocupada por manifestações nesta manhã em protesto contra a corrupção e contra o governo Dilma. Os manifestantes ficaram concentrados em dois pontos no início da Esplanda – em frente a Catedral Metropolitana de Brasília e ao Museu da República. A estimativa da PM é de que 50 mil pessoas acompanharam a marcha. À tarde um grupo voltou a se reunir na capital federal e houve confusão com a Polícia Militar, que usou bombas de gás para conter os manifestantes.

Uma manifestação organizada pelos movimentos Vem para Rua, Brasil Limpo e Cariocas Direitos também levou milhares de manifestantes pela manhã na orla da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. No fim da tarde eles voltaram a se concentrar, desta vez junto à Candelária.

voltar
© Copyright 2019