Aumentou para 38.228 o número de pessoas que estão fora de casa em função da chuva que atinge o Rio Grande do Sul desde a última semana. De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil estadual, 62 municípios foram atingidos. São 2.713 pessoas desabrigadas – que tiveram de ser removidas para ginásios, centros comunitários e albergues disponibilizados pelo poder público.
Cachoeirinha, Alvorada e Gravataí, foram os municípios mais atingidos com a chuva dessa madrugada. O alerta da Defesa Civil estadual é para o Rio Uruguai, que segue subindo, deixando os municípios de Uruguaiana e Itaqui em risco de inundação. Esteio, Montenegro, Rolante e São Sebastião do Caí receberam kits dormitório e de higiene.
Os municípios reclamam da demora no recebimento, mas, a Defesa Civil reforça que o envio ocorre apenas após o decreto ser reconhecido. Porto Alegre está em estado de atenção. Duas quedas de muros ocorreram em decorrência da chuva na Capital.