Em meio à Olimpíada do Rio de Janeiro, um levantamento feito pelo Movimento Todos pela Educação mostra que o esporte ainda está longe de alcançar posição de destaque nas escolas públicas. Segundo os dados, 47,2% das instituições de educação básica do Rio Grande do Sul não contam com uma quadra para a prática esportiva. Em todo o país, o problema atinge 65% dos colégios.
À pedido pedido da Gaúcha, o Todos pela Educação mapeou os dados do Censo Escolar de 2015 sobre a estrutura das escolas. A situação é pior nas redes municipais: 57,5% das instituições não têm quadra esportiva. Na rede estadual, são 27,8% das escolas nessa situação.
Os dados levam em conta todo o ensino básico, desde a educação infantil até o ensino médio. A situação melhora de acordo com a idade dos alunos. Se levado em conta apenas o ensino fundamental (sem as crianças da pré-escola), 34,1% das escolas públicas não têm espaço para atividade física. Quando consideradas apenas as escolas de ensino médio, o número de colégios sem a estrutura reduz para 14,2%.
O gerente de conteúdo do Todos pela Educação, Ricardo Falzetta, afirma que a educação física não deve estar associada apenas à formação de atletas, que possam vir a competir nas olimpíadas, por exemplo, mas como uma disciplina fundamental na formação integral dos estudantes. E para isso é preciso dar condições para o trabalho dos professores.
“A gente precisa parar de pensar no mínimo necessário, tem que colocar a régua mais no alto. Tem que ser a melhor quadra, com cobertura, com os melhores equipamentos. E isso vale para outras questões da escola também”, afirma.
A diretora da Escola Estadual Engenheiro Rodolfo Ahrons, Zila Farias, sabe bem as dificuldades de se lidar com uma estrutura mínima. A instituição da zona norte de Porto Alegre nem pode considerar que conta com uma quadra esportiva. No local existe apenas um piso de cimento e duas traves para a prática de esportes.
“O espaço é pequeno, bem menor do que o padrão de uma quadra. E tem o problema nos dias de chuva, os alunos precisam ficar dentro da sala de aula”, afirma.
Os problemas na estrutura não se limitam à quadra. A diretora conta que a escola não conta com cozinha, nem refeitório. Os alunos comem a merenda dentro das salas.
A estrutura de qualidade está prevista no Plano Nacional de Educação, que reúne metas para serem cumpridas até 2024. Os dados mapeados pelo Todos pela Educação mostram que apenas 11,6% das escolas públicas de educação básica do Estado cumprem todos os itens de estrutura – como quadra esportiva, laboratório de informática e de ciências, biblioteca, entre outros.
A Secretaria Estadual da Educação disse que o processo para a construção de uma quadra esportiva, cozinha e refeitório na Escola Rodolfo Ahrons está em tramitação na Secretaria de Obras, para elaboração do projeto. Não há previsão para início da construção.
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