Na rodada final da fase classificatória do Gauchão, neste domingo (05), seis equipes disputarão três vagas nas quartas de final. Além disso, três equipes tentam escapar do rebaixamento e tirando Inter e Grêmio, que já tem mando de campo garantido no jogo único da próxima fase, restam duas posições entre os quatro primeiros para os demais classificados.
A Central de Esportes faz as contas para que você possa acompanhar a 15ª rodada do campeonato sabendo do que o seu time precisa para avançar ou escapar do rebaixamento.
CLASSIFICADOS:
Cinco clubes estão matematicamente classificados para as quartas de final: Inter, Grêmio, Ypiranga, Brasil-PEL e Lajeadense. Resta definir a posição de cada um entre os oito.
BRIGAM POR TRÊS VAGAS:
Cruzeiro – se classifica se vencer ou empatar com o Ypiranga, em Gravataí. Mesmo perdendo pode ir para as quartas, mas torce para que Aimoré E Novo Hamburgo não vençam tirando a diferença no saldo (Cruzeiro (2) contra Novo Hamburgo (-2) e Aimoré (-3), hoje).
Juventude – passa vencendo ou empatando com o Aimoré, no Jaconi. Caso perca, Passo Fundo não pode pontuar contra o Inter, o Novo Hamburgo não pode vencer o Caxias nem o São José bater o Grêmio, no Cristo Rei, tirando saldo (Juventude (3) e São José (-1), neste momento).
Passo Fundo – passa se vencer o Inter. Se empatar, Novo Hamburgo E Aimoré podem no máximo empatar com Caxias e Juventude, respectivamente. Perdendo, além dos dois clubes do Vale, ainda pode ser ultrapassado pelo São José, caso vença o Grêmio, pois saldo seria maior.
Novo Hamburgo – tem que vencer o Caxias, no Estádio do Vale e torcer para que o Juventude empate ou perca para o Aimoré OU o Passo Fundo empate ou perca para o Inter. Fazendo sua parte, um desses resultados basta.
Aimoré – precisa derrotar o Juventude, em Caxias do Sul, Passo Fundo perder para o Inter OU Novo Hamburgo no máximo empatar com o Caxias. Se o Passo Fundo empatar, no Beira-Rio, teria que tirar o saldo (Aimoré (-3) e Passo Fundo (-1)).
São José – tem que vencer o Grêmio, no Cristo Rei, e secar Passo Fundo e Novo Hamburgo. Como Juventude e Aimoré se enfrentam e um deles vai pontuar, mira a 8ª vaga. Torce para o Passo Fundo no máximo empatar com o Inter e para o Novo Hamburgo no máximo empatar com Caxias.
TRÊS BRIGAM CONTRA O REBAIXAMENTO:
Veranópolis – teria que perder para o União Frederiquense, em pleno Antônio David Farina. Além disso, para cair, o São Paulo-RG teria que vencer o Lajeadense, no Aldo Dapuzzo, e o Caxias vencer o Novo Hamburgo, no Estádio do Vale, tirando um saldo que hoje é de -3 para o VEC e – 7 para o time grená.
São Paulo-RG – vencendo o Lajeadense, em casa, se salva. Se empatar, Caxias pode no máximo empatar com o Novo Hamburgo. Perdendo, uma derrota do Caxias salva o Leão da Linha do Parque.
Caxias – perdendo está rebaixado. Pode se salvar até com um empate contra o Novo Hamburgo, se o São Paulo-RG perder para o Lajeadense. Isso porque manteria o saldo -7 e os rio-grandinos, perdendo, ficariam com o mesmo número de pontos e saldo pior.
JÁ REBAIXADOS:
Dois times entram na última rodada rebaixados: União Frederiquense e Avenida já não tem mais chances de permanecer na elite e disputarão a Divisão de Acesso no ano que vem.
voltar