A colheita de soja da atual safra está praticamente concluída na área de abrangência do escritório regional da Emater sediado em Ijuí, que compreende 46 municípios. O agrônomo Gilberto Bortolini ressalta que resta cerca de 1% da cultura nas lavouras.
Com isso, o rendimento não deve mais ter alteração. Bortolini enfatiza que ainda não houve fechamento dos números, porém pelos relatos das diferentes regiões existe perspectiva de que a produtividade de soja atinja a média esperada de 50 sacas por hectare dentre os 46 municípios.
No geral, a maioria dos agricultores colheu entre 40 e 60 sacas por hectare. Porém, foram registradas oscilações, com produções mínimas de aproximadamente 25 sacas e máximas até acima de 80 sacas por hectare, no entanto em ambas situações são casos bastante isolados.
A rentabilidade de cerca de 80 sacas por hectare foi constatada, em alguns casos, especialmente na região Celeiro. Nos 960 mil hectares plantados com soja na Emater Regional de Ijuí, a colheita deve resultar em cerca de 2 milhões e 800 mil toneladas de grãos. Cálculos indicam que o custo por hectare deve ficar entre 20 e 25 sacas de soja.
voltar