Região Noroeste terá investimento de R$ 202,3 milhões em melhorias de estradas

Parte de um dos eixos do programa transversal Avançar, o plano de obras do governo do Estado prevê investimento de R$ 1,3 bilhão em infraestrutura viária em diversas cidades do RS. Os recursos, em totalidade, são do Tesouro do Estado, fruto do processo de ajuste fiscal executado desde o início da gestão, que inclui as mais profundas reformas administrativa e previdenciária entre os Estados e uma cartela de privatizações.

O investimento de R$ 1,3 bilhão é um dos maiores da história do Rio Grande do Sul na área da mobilidade. No total, o plano inclui a conclusão de 28 acessos municipais e 20 ligações regionais, além da elaboração de 39 projetos executivos, do pagamento de 39 convênios em vigor em diferentes cidades do Estado e da recuperação e conservação de rodovias.

Para organizar o cronograma de investimentos e de execução dos trabalhos, o plano de obras se vale da divisão em nove regiões funcionais do Departamento Autônomo de Rodagem (Daer). A abrangência das regiões está detalhada com base nos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).

Na R7, que abrange 77 municípios das regiões Corede Noroeste Colonial, Celeiro, Missões e Fronteira Noroeste, a previsão de investimento é de R$ 202,3 milhões.

Uma das obras já entregues na R7 é o o acesso ao município de Ubiretama. Os 7,8 quilômetros que ligam a cidade até a BR-392 foram concluídos em abril deste ano, com investimento de mais de R$ 7,4 milhões.

Avançar

O programa transversal Avançar, lançado pelo governador Eduardo Leite nesta quarta-feira (9/6), tem o intuito de acelerar realizações e deixar um legado. O Avançar está baseado em três eixos que projetam estrategicamente um novo ambiente, com mais desenvolvimento e mais qualidade de vida para a população: Avançar no Crescimento, Avançar para as Pessoas e Avançar com Sustentabilidade.

Dois dos primeiros projetos que fazem parte do Avançar foram apresentados nesta quarta (9). Ambos se encaixam no eixo Avançar no Crescimento e tratam do tema mobilidade. Além do plano de obras, já detalhado acima, foi apresentado o projeto de concessão de rodovias, pelo qual a iniciativa privada investirá, nos próximos 30 anos, o valor expressivo de cerca de R$ 10,6 bilhões.

Confira o detalhamento das intervenções que serão feitas na R7:

Acessos municipais

Há previsão de investimentos em seis acessos municipais. O valor total chega a cerca de R$ 60,9 milhões.

O primeiro é o acesso municipal a Rolador, na ERS-165. Com 23,82 quilômetros, a obra deve ficar pronta ainda em 2021 e contará com investimento de cerca de R$ 7,5 milhões.

Outros quatro acessos municipais serão executados em 2022: a Alegria, Braga, São José do Inhacorá e Senador Salgado Filho. Juntos, somam 24,8 quilômetros e contarão com investimento de R$ 37,2 milhões.

Por último, há previsão de investimento de R$ 16 milhões no acesso municipal a Pirapó, na ERS-550. Essa obra ficará para depois de 2022.

Ligações regionais

Está prevista a conclusão de três ligações regionais em 2022. São os trechos entre Cerro Largo e Rolador, na ERS-165, entre Crissiumal e Horizontina, na ERS-305, e entre Crissiumal e Padre Gonzales (Três Passos), na ERS-305. Os 69,59 quilômetros de extensão somados terão investimento previsto de cerca de R$ 80 milhões.

Conservação e recuperação

Serão aplicados cerca de R$ 56,6 milhões em obras de conservação e recuperação de trechos de rodovias, cuja extensão somada é de 462,5 quilômetros.

Veja os trechos que serão contemplados:

Uma parte dos trechos contemplados na região

Sequência de trechos contemplados na região

Contratos de apoio técnico e projetos

Serão aplicados cerca de R$ 2,3 milhões na elaboração e na readequação de projetos executivos para os acessos municipais a Garruchos, Nova Ramada, São Valério do Sul e Serra Nova – totalizando 93 quilômetros.

Convênios

O plano de obras ainda prevê o investimento de cerca de R$ 1,7 milhão para a liquidação de convênios em vigor nos municípios de Bozano, Caibaté, Campo Novo, Condor, Pejuçara e São Pedro do Butiá.

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