No dia 17 deste mês, aconteceu na Secretaria Municipal de Educação a reunião mensal do Conselho da Alimentação Escolar, sendo aberta a comunidade. Fazem parte deste Conselho representantes dos professores, pais de alunos, serventes e da Sociedade Civil.
Na oportunidade a nutricionista da secretaria de Educação Rosemeri Aquilla, apresentou o cardápio da Alimentação Escolar para o mês de Julho, sendo aprovado por unanimidade pelos mesmos, que destacaram a qualidade e a variedade de alimentos oferecidos, dando ênfase aos alimentos naturais e integrais, como massa caseira de cenoura, pastel e mini-pizza integral assada, docinho de cenoura e bolo de frutas. A nutricionista informou que em todas as escolas municipais de Ensino Fundamental o Cardápio da Alimentação Escolar está fixado na porta do refeitório e nas escolas de Educação Infantil no mural da recepção, para que os alunos, pais e a comunidade tenham acesso.
Cada escola municipal conta com a representação dos conselheiros que acompanham todo o sistema de compras, distribuição e recebimento da alimentação, bem como da qualidade da merenda ofertada. O processo conta ainda com a colaboração de uma conselheira da Sociedade Civil, neste caso, representada pela chefe do Escritório da Emater/Ascar-RS local, Cláudia Gaspar Pereira Nunes, que incentiva, organiza e acompanha os produtores do município para que os produtos fornecidos para a Alimentação Escolar venham sempre com excelente qualidade.
A secretária de Educação Silvia Rejane Sfalcin e a nutriocionista Rosemeri, aproveitaram a ocasião para agradecer o trabalho realizado e solicitaram aos conselheiros que continuem visitando e acompanhando ativamente este processo, bem como apresentem sugestões e ideias nas reuniões mensais.
Os conselheiros e a nutricionista elogiaram o excelente trabalho realizado pela direção e equipe de merendeiras que todas as segundas-feiras, na parte da manhã, recebem a merenda entregue pelos mercados e produtores rurais diretamente nas escolas, a qual é servida durante a semana. Esta equipe confere os alimentos, armazena e prepara a Alimentação Escolar com toda dedicação para os alunos das escolas municipais. Também no encontro, foi salientada a importância do apoio da Administração Municipal para garantir a qualidade e a variedade de alimentos servidos nas escolas.
Na reunião foi apresentada ainda aos conselheiros, a avaliação nutricional de todos os alunos das escolas municipais e a adaptação e oferta da Alimentação Escolar as crianças que apresentam intolerância alimentar ou alergias alimentares. O próximo encontro do Conselho de Alimentação Escolar está marcado para o dia 29 de julho na secretaria de Educação. Lembrando que as reuniões do Conselho são realizadas sempre na última sexta-feira do mês, com início às 10 horas.
voltar