O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori assinou , nesta quarta-feira (08), por solicitação da secretaria do ambiente e desenvolvimento sustentável e secretaria da agricultura e pecuária , ofício ao ministério do Meio Ambiente solicitando a prorrogação por mais um ano para o preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que termina em 5 de maio. O estado do Paraná, que tinha menos de 1% de suas áreas cadastradas, também solicitou a prorrogação do prazo. A medida irá permitir que os agricultores gaúchos tenham mais tempo e condições de fazer as adequações necessárias.
Para o secretário Estadual da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, este ato é a demonstração de que o governo está atendendo às prioridades dos produtores: “Estamos atuando nesta pauta para resolver uma questão tão importante para o Estado para que os agricultores tenham mais tempo para se adequar às normas exigidas pela legislação federal. A solicitação da prorrogação do prazo só demonstra que o governo está atento a esta questão, para que os produtores gaúchos possam encaminhar seus cadastros de forma eficaz e segura”, destacou Ernani Polo.
O CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente – APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país. O Cadastro se constitui em base de dados estratégica para o controle do desmatamento das florestas e planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.
Fonte: Secretaria da Agricultura – RS
voltar