Rio Grande do Sul registra mais de 650 ataques de abelhas em 2015

Nos dois primeiros meses de 2015, 662ataques de abelhas foram registrados no Rio Grande do Sul. O dado representa, em média, 12 ocorrências do tipo por dia durante janeiro e fevereiro. Segundo o Corpo de Bombeiros, a cidade que lidera o ranking de casos no Estado é Rio Grande, com 66 ataques de abelhas. Em seguida, aparecem Bagé, Porto Alegre, Cruz Alta, São Borja e Uruguaiana.

Nesse período, ocorreram pelo menos duas mortes no Estado em decorrência de ataques de abelhas. Os casos foram registrados em Santa Rosa e em Restinga Seca, durante o mês de fevereiro. Segundo o Sargento Fernando Lipert, do Grupo de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, a temporada de verão é o período do ano que registra o maior número de casos.

“No calor as abelhas migram e dá muita ocorrência com o que a gente chama de enxames de passagem. Quando as abelhas estão migrando, elas não estão com a colméia ainda pronta. Geralmente, elas se alojam em algum lugar e aí gera grande quantidade de ocorrências.”

Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve queda nas ocorrências de ataque de abelhas. Em janeiro e fevereiro de 2014, foram 1.114 casos em todo o Rio Grande do Sul. No mesmo período de 2013, foram 748 ataques.

Caso em Bom Princípio

Na manhã desta terça-feira (24), um ataque de abelhas resultou na morte de um cachorro da raça labrador em Bom Princípio, no Vale do Caí. O Corpo de Bombeiros suspeita que o cão estava correndo em um terreno na região central da cidade quando bateu em uma caixa onde eram criados os insetos. As abelhas chegaram a atacar pessoas que passavam pelo local, mas ninguém ficou ferido.

Caso em Maquiné

No final de janeiro, dois praticantes de rapel morreram após serem atacados por abelhas na localidade de Barra do Ouro, em Maquiné, no Litoral Norte. Para tentar se livrar dos insetos, os homens acabaram cortando as cordas de segurança e morreram na queda. Cinco pessoas ficaram feridas devido ao ataque das abelhas.

Confira as cidades com maiores ocorrências de ataques de abelhas em 2015

Rio Grande: 66 casos

Bagé: 52 casos

Porto Alegre: 39 casos

Cruz Alta: 38 casos

São Borja: 36 casos

Uruguaiana: 34 casos

voltar
© Copyright 2019