Rio Grande do Sul tem mais de 3,6 mil notificações por dengue em 2015

O Rio Grande do Sul já registrou mais de 3,6 mil notificações por dengue neste ano. Do total, 1255 casos foram confirmados. Com o fim do período de chuvas e a chegada das altas temperaturas, o problema volta a preocupar e tem município que já começou o trabalho de prevenção.



Ijuí, no Noroeste do Estado, teve este ano sete casos de dengue. Parece pouco, mas para uma cidade que já teve um surto da doença qualquer caso já é sinal de preocupação. Por isso, o combate a possíveis criadouros do mosquito é intenso o ano todo e o índice de infestação fez o trabalho  aumentar.



"Nós estamos hoje com o índice de infestação de 0,82. Em um primeiro momento parece um índice baixo mas, por este período do ano, ele está o dobro do que em anos anteriores", explica o coordenador da vigilância ambiental, Rinaldo Pezzetta. 



A preocupação é que o pico máximo da infestação venha mais cedo neste ano. Ao invés de ocorrer em março, pode surgir em dezembro.A prefeitura iniciou uma campanha de conscientização para que as pessoas coloquem areia em potes de flores. A recomendação chegou, inclusive, nos cemitérios, onde muitas pessoas devem comparecer na segunda-feira (2), durante o feriado de Finados.



Para as pessoas que estão fazendo a limpeza dos túmulos, a prefeitura disponibilizou areia para que a substituição seja feita. E o recado foi entendido.



"Se eu deixo a vasinho com água, então tem proliferação do mosquito da dengue aí automaticamente", diz o advogado Florinal Rosa dos Santos.



Com alto volume de chuva dos últimos dias muita água ficou acumulada em potes, principalmente naqueles jogados no meio dos pátios ou nos lixões de beira de estrada. Nas regiões que tiveram alagamentos o cuidado deve ser ainda maior. Dos 17 casos suspeitos registrados no mês de outubro, 11 são da Região Metropolitana de Porto Alegre.

voltar
© Copyright 2019