Rio Grande do Sul tem novo alerta para temporais nesta sexta-feira

Rio Grande do Sul tem possibilidade de novos temporais nesta sexta-feira (6). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu alerta para as regiões da Fronteira Oeste, Norte e Noroeste, onde chuva pode ser forte e cair acompanhada de raios, vendaval e queda de granizo. Atenção, em especial, para as áreas mais altas.

Na região Norte e Noroeste, a sexta deve ter altas temperaturas, o que é um combustível para os temporais. Em Santa Rosa e Erechim, as máximas previstas são de 32°C. Em Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, os termômetros podem chegar a 33°C.

Conforme os meteorologistas, os frequentes temporais no estado são formados pela elevação da temperatura do oceano Atlântico, que está cerca de três graus mais quente que o normal. Isso turbina as frentes frias que passam pela costa e dá força à elas.

Aliado à isso, há um bloqueio no oceano Pacífico e uma massa de ar seco sobre os estados de Minas Gerais e Bahia, que impedem que as frente frias se dissipem mais rapidamente. Para completar, a umidade da Amazônia desce livremente pelo continente até o Rio Grande do Sul.

A previsão é que este cenário mude a partir da segunda metade de janeiro, quando estes sistemas devem enfraquecer. Até lá, novos temporais podem ser registrados.

Acumulados

Em Rolante, onde famílias foram resgatadas após o rompimento de um açude, a previsão é de instabilidade na manhã desta sexta (6). No entanto, a chuva deve ser fraca e a tendência é que o tempo firme ao longo do dia.

Choveu muito na região do Vale do Paranhana, onde está localizada a cidade de Rolante, nas últimas 24 horas. No município vizinho de Riozinho, por exemplo, foram 66 milímetros acumulados de precipitação no período

Em Cachoeira do Sul, na Região Central do estado, foram 83 milímetros registrados em 24 horas. Em Ijuí, no Norte, foram 88mm.

G1 RS

voltar
© Copyright 2019