Após um dia marcado por calor de até 34,7°C, seguido de temporais com vento forte em diversas parte do mapa, o Rio Grande do Sul deve ter uma terça-feira (1º) de novas chuvas. O prognóstico é da empresa Metsul Meteorologia, que também prevê temperaturas mais amenas inclusive em Catuípe, ao longo da manhã.
“Essa instabilidade climática, associada ao vento Sul promoverá um declínio acentuado das temperaturas, com muitas nuvens e chuva a qualquer hora. Entretanto, melhorias ocorrerão a partir da tarde”, detalha um informe publicado no site metsul.com.
“A temperatura oscilará pouco, entre 21 e 24°C. Um declínio de quase 15°C na temperatura máxima, ou seja, radical mudança na sensação térmica”, prossegue o texto.
Já na quarta-feira o sol deve aparecer entre nuvens no turno da manhã, com o retorno do calor – mínimas em torno de 21°C e máximas próximas de 28°C. Da tarde para a noite, a segunda frente fria da semana avançará com chuva e temporais isolados.
De forma semelhante, a quinta-feira tende a ser de tempo nublado e com maior potencial de chuva já no começo do dia. Destaque para o ingresso de vento Sul, que tende a reduzir a sensação térmica ao ar-livre. A temperatura varia de 21°C a 26°C.
Entre sexta-feira e sábado, a chegada de uma massa de ar polar ao Estado derrubará novamente as temperaturas, com o previsão de frio. “Destaca-se a máxima que não passará muito de 20°C em Porto Alegre”, ressalta a Metsul. “Já a mínima no sábado poderá a 12°C na Capital”.
No fim de semana, as temperaturas despencarão. De acordo com os principais serviços de meteorologia, há potencial para formação de geada em pontos isolados de regiões como a Serra Gaúcha.
voltar