Apenas um terço dos estudantes conclui o terceiro ano do ensino fundamental com o conhecimento ideal em matemática nas escolas públicas do Rio Grande do Sul. É o que aponta o resultado da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), divulgado na tarde desta quinta-feira pelo Ministério da Educação. Do total de alunos com média de idade de 8 anos, 29,32% sabem resolver problemas e fazer contas de adição, subtração, multiplicação e divisão.
Metade dos alunos de 8 anos tem nível de leitura baixo no RS
O resultado, porém, é bem melhor ao verificado nas habilidades de escrita e leitura. De acordo com a avaliação, apenas 7,53% dos estudantes têm habilidades de escrever palavras ideal para a idade. Em leitura, 12,20% dos alunos do 3º ano alcançaram a proficiência.
Os dados divulgados hoje são resultado de uma prova aplicada no fim do ano passado em escolas públicas de todo o Brasil. O melhor desempenho entre os estados em matemática foi verificado em Minas Gerais, onde 40,56% dos estudantes sabem o ideal na disciplina. Em leitura, novamente os mineiros se dão melhor, com 21,73% de desempenho ideal. Já na habilidade de escrita, Santa Catarina aparece no topo da lista, com 22,25% alunos com proficiência.
Nas provas de matemática e de leitura os indicadores são divididos em quatro níveis, de 1 a 4. Em escrita a escala vai de 1 a 5. O nível 1 é considerado insatisfatório pelo Ministério da Educação.
Entre todos as cidades gaúchas, Rondinha, no norte do Estado, alcançou o melhor desempenho em matemática e leitura nas escolas da rede municipal. Em escrita, o melhor resultado ficou com a rede estadual de Três Arroios.
A ANA integra o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, lançada pelo governo federal em 2012. A prova foi aplicada pela primeira vez em 2013, com a segunda edição no ano passado. Em 2015, no entanto, a avaliação foi suspensa pelo MEC como forma de cortar gastos.
Média em Leitura
Rio Grande do Sul 12,20%
Brasil 11,20%
Média em Escrita
Rio Grande do Sul 7,53%
Brasil 9,88%
Média em Matemática
Rio Grande do Sul 29,32%
Brasil 25,15%
Melhores desempenhos nos municípios:
Leitura
Rede municipal de Rondinha – 75% dos alunos no nível ideal
Rede estadual de Nova Alvorada – 67%
Rede estadual de Porto Lucena – 60%
Escrita
Rede estadual de Três Arroios – 86% dos alunos no nível ideal
Rede estadual de Nova Roma do Sul – 73%
Rede Estadual de Centenário – 70%
Matemática
Rede municipal de Rondinha – 95% dos alunos no nível ideal
Rede estadual de Ronda Alta – 94%
Rede municipal de São Valentim do Sul – 93%
voltar