RS promete normalizar estoque de leite para crianças com alergia no próximo mês

O uso de três tipos de leite especial para crianças com alergia está comprometido devido à falta dos produtos na Farmácia do Estado. Pais procuram o local e voltam para casa com um número menor de latas ou, até mesmo, de mãos vazias. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) promete normalizar a entrega nas próximas semanas. Há um processo de compra, mas a pasta não confirmou o dia em que a encomenda vai chegar.

Os leites que estão em falta são os das marcas NeocateAmix Pregomim. Em alguns casos, O valor por unidade ultrapassa R$ 150. As receitas emitidas para a retirada dos produtos é válida apenas por um mês. Depois do prazo, é preciso de um novo documento.

A SES afirmou que está adquirindo três mil latas das três marcas, o suficiente para a demanda de um mês. A pasta não confirmou o que fará nos demais meses, tampouco afirmou que os pacientes não voltarão a ter problemas no futuro. Através de nota, relatou dados relativos apenas às compras já em andamento.

Nota oficial

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) informa que encaminhou com a prioridade possível de recursos disponíveis a aquisição de um lote de 7,8 mil latas de leites especiais 100% aminoácidos livres. O recurso com o valor correspondente deve ser encaminhado para o pagamento ainda nesta quinta-feira (26), a partir de quando a empresa fornecedora do produto já poderá fazer a entrega do mesmo ao Estado. Tão logo o fornecedor entregue o lote no Almoxarifado Central, a secretaria fará a reposição dos estoques junto a Farmácia de Medicamentos Especiais em Porto Alegre e o envio para outros municípios.

voltar
© Copyright 2019