RS tem 80 municípios sem ligação por estradas asfaltadas, diz secretaria

O Rio Grande do Sul tem 80 municípios sem nenhuma ligação por estradas asfaltadas, conforme levantamento da Secretaria Estadual de Transportes e Mobilidade. Além do transtorno a moradores, a situação pode causar prejuízos econômicos aos municípios, como mostra reportagem do RBS Notícias. Pelo menos 11 destas cidades ficam no Norte do estado. Muitas comunidades chegaram a comemorar o início das obras, mas elas são interrompidas.

"O deslocamento nosso aqui é difícil. Não tem transportadora aqui que faça a nossa cidade. Tudo em função do asfalto. Temos de que buscar todas as peças em Erechim", comenta o Ênio Saugo, dono de uma mecânica de máquinas agrícolas em Quatro Irmãos, na mesma região.

O prefeito de Quatro Irmãos, Adilson de Valle, afirma que as estradas de chão prejudicam o desenvolvimento dos municípios. Segundo ele, a situação provoca um êxodo entre moradores. "Os filhos da nossa comunidade acabam sempre buscando uma oportunidade que talvez o nosso município não possa oferecer", lamenta.

Em um protesto irônico, moradores de Ivorá e Faxinal do Soturno, na Região Central, prepararam um bolo para marcar os 17 anos em que aguardam pelo asfaltamento da ERS-348 e despejaram uma carga de terra e pedras na rodovia e, com enxadas, simbolicamente, taparam os buracos.

Segundo o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), o governo do estado deve anunciar a retomada de algumas obras nos próximos dias, mas somente alguns municípios serão contemplados.

voltar
© Copyright 2019