RS tem uma escola entre as cem melhores do Enem; veja resultado

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira (5) o desempenho das escolas de todo o País na edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na comparação entre os Estados, o Rio Grande do Sul apresentou apenas uma instituição na lista entre as 100 melhores. O resultado, porém, é melhor do que o verificado no ano anterior, quando nenhuma escola gaúcha entrou no top 100.

A melhor colocada, pelo terceiro ano consecutivo, é o Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que alcançou a posição de número 38 no ranking do País – com média de 689,44 pontos nas provas objetivas. Em 2012, a instituição havia alcançado o 23º lugar, mas caiu para 130ª na edição de 2013.

Em segundo lugar entre as gaúchas está o Colégio Leonardo da Vinci Alfa, da Capital – média de 647,95 pontos. Na terceira posição aparece o Colégio Militar de Porto Alegre (646,78).

Escola líder no Enem tem prova de seleção com 20 candidatos por vaga

Entre as 100 melhores no Rio Grande do Sul, 85 são da rede privada, 11 são federais e quatro estaduais, sendo três colégios mantidos pela Brigada Militar (Tiradentes de Ijuí, de Porto Alegre e de Santa Maria) e uma escola de ensino técnico – a Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo.

O ranking nacional também é dominado por instituições privadas. O primeiro lugar ficou para o Objetivo Colégio Integrado, de São Paulo. Das 100 melhores, apenas sete são da rede federal. Nenhuma é estadual.

Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) levam em conta 15.640 escolas de todo o Brasil, que tiveram pelo menos 10 estudantes matriculados na última série do ensino médio e 50% destes alunos participando do Enem.

Para tabular a média das escolas, a reportagem da Gaúcha levou em conta as quatro provas objetivas do Enem: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. A redação ficou de fora do cálculo.

Enem por Escola 2014 – RS | Create infographics

Professora diz que avaliação precisa ser analisada dentro do contexto social
Professora da Faculdade de Educação da UFRGS, Maria Beatriz Luce entende que o Enem é um importante instrumento de avaliação da educação básica, mas faz algumas ressalvas. Ela disse que o Inep têm feito esforços para contextualizar os dados, mas critica o ranqueamento das escolas, já que é preciso também levar em conta as condições socioeconômicas dos estudantes.

Ela também diz que muitas escolas particularam usam os resultados como forma de publicidade, deixando o caráter pedagógico de lado. "Nem todos os alunos são incentivados a fazer o Enem, só aqueles que têm melhor desempenho nas aulas. Isso é uma reversão do sentido pedagógico da avaliação", afirma.

Sobre o desempenho das escolas da rede pública, ela afirma que institutos federais e colégios militares, além de estrutura melhor, já contam com os melhores alunos porque fazem provas de seleção para ingresso nas instituições.

Ela ainda diz que os pais não devem usar o Enem como o único critério para a escolha das escolas, já que a formação dos professores, o currículo, as atividades desenvolvidas, também devem ser levados em conta.

Pesquise o desempenho por escola (Fonte: Zero Hora)

 

voltar
© Copyright 2019