O veranico de junho está com os dias contados. A partir de quinta-feira, a temperatura deve cair bruscamente no Estado, ficando abaixo dos 10ºC em algumas regiões. Mas antes de tirar o casaco grosso do armário, ainda será preciso encarar o calor.
Com a aproximação de uma frente fria nesta terça, as temperaturas tendem a subir antes de despencarem de vez. Terça e quarta, as máximas seguem altas para o período, podendo chegar aos 27ºC em Porto Alegre. Há previsão de chuva forte na Campanha e Fronteira Oeste.
— Na terça já será possível perceber uma diminuição das temperaturas conforme a frente fria for avançando pelo Estado, mas nada muito intenso — ressalta a meteorologista Michele Fernandes, do Climatempo.
Na quinta, uma nova massa de ar polar chega pelo sul do Estado, derrubando os termômetros. A temperatura deve ficar entre 10ºC e 16ºC na Capital, enquanto em Bagé a mínima ficará em cerca de 7ºC. Em Gramado, na Serra, os termômetros oscilarão entre 12ºC e 17ºC, e, em Erechim, de 11ºC a 19ºC. O frio também estará acompanhado da chuva, mais intensa nas Missões e na Serra.
— Podem ocorrer pancadas de chuva em todas as regiões durante o dia. A instabilidade tomará conta do Estado — diz Michele.
As baixas temperaturas continuarão na sexta-feira, quando o sol aparece e o tempo fica estável — há possibilidade de geada na Campanha. Até a chegada do inverno, no dia 21, a expectativa é que as temperaturas não cheguem aos 20ºC no Estado.
* Zero Hora