Os municípios de Barra do Ribeiro, Tapes e Morrinhos do Sul decretaram situação de emergência devido aos estragos provocados pelas fortes chuvas que caíram no Estado nesta quinta-feira (28). De acordo com a Defesa Civil, a Região Centro-Sul foi a mais atingida pelos alagamentos no Rio Grande do Sul. Confira abaixo a situação de cada cidade.
Barra do Ribeiro
A prefeitura de Barra do Ribeiro afirma que 1 mil pessoas foram retiradas das casas por causa dos alagamentos. De acordo com o prefeito Luciano Boneberg, 60% das residências da área urbana da cidade foram atingidas pela água. Nesta tarde, quatro bairros estão completamente inundados, onde o nível da água chegou a 60 centímetros.
Tapes
Em Tapes, 70 pessoas estão abrigadas na Paróquia do município porque tiveram as casas alagadas. Ainda há outras pessoas que foram abrigadas na casa de parentes e amigos. De acordo com o prefeito Silvio Rafaeli, o nível da água do arroio que transbordou está baixando. Mesmo assim, a periferia da cidade ainda registra alagamentos.
Morrinhos do Sul
Segundo o prefeito Leandro Borges Evaldt, a chuva que atingiu o município de Morrinhos do Sul, no Litoral Norte gaúcho, já causou um prejuízo de R$ 1,5 milhão. A situação de emergência foi encaminhada à Defesa Civil com o objetivo de buscar recursos para recuperar as estradas vicinais do município.
As aulas para os mais de 800 estudantes das quatro escolas da rede pública municipal e estadual da cidade serão retomadas somente na próxima segunda-feira (1º).
Outras cidades
As cidades de Mariana Pimentel e Sertão Santana também registraram alagamentos nesta quinta-feira (28). Em Sertão Santana, a pista da RS-713, que liga a cidade à Barra do Ribeiro, acabou cedendo devido às chuvas. Com isso, a cidade está ilhada. Até o momento, nenhuma família foi retirada de casa pelo alagamento. O município registra estragos principalmente na área rural, em lavouras e pontes.
voltar