Saiba quem tem direito a redução ou suspensão das parcelas de financiamento habitacional

Para auxiliar os clientes que têm financiamento habitacional durante a crise provocada pela pandemia, a Caixa Econômica Federal anunciou condições especiais para pagamento das parcelas. O banco vai permitir reduzir o valor mensal a ser pago ou, até mesmo, suspender o pagamento temporariamente.

De acordo com a Caixa, qualquer cliente que possui imóvel financiado com o banco nas modalidades Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ou pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) poderá solicitar o desconto temporário no valor a ser pago mensalmente. Já a suspensão temporária do pagamento valesSomente os clientes que estiverem recebendo o Auxílio Emergencial ou o Seguro Desemprego. As informações são do site G1.

O prazo do desconto dependerá do percentual concedido. Os prazos são:

– até 6 meses, quando a redução na parcela for de até 25%;
– de até 3 meses, quando a redução na parcela for entre 25% e 74,99%

Para desconto de até 25% não é exigida nenhuma documentação comprovatória. Para clientes que solicitarem entre 25% e 74% será exigida uma autodeclaração de perda de renda. Já quem precisar de desconto superior a 75% será necessário apresentar documentos formais que comprovem a perda de rendimento mensal.

De acordo com a Caixa, os valores que não foram pagos durante os meses em que foi concedido o auxílio serão incorporados ao saldo devedor do contrato e diluídos no prazo remanescente.

Segundo a Caixa, as condições contratuais não serão alteradas para quem solicitar o benefício. Ou seja, tanto o prazo de financiamento quanto a taxa de juros estabelecida no contrato inicial serão mantidos.

De acordo com a Caixa, o pedido de desconto pode ser feito por meio do App Habitação Caixa.

voltar
© Copyright 2019